
Oportunidade de publicação - Gênero e Direitos Humanos: entre demandas e conquistas
Obra organizada por doutorandos e professora do PPGIDH. Submissão até 30 set. 2021.
Chamada aberta até o dia 30/09 de 2021
Temática/tema: Gênero e Direitos Humanos: entre demandas e conquistas
Organizadores:
Ma. Ana Paula de Castro Neves (Doutoranda e Mestre em Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar
em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás)
Me. Luciano Rodrigues Castro (Doutorando e Mestre em Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar
em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás)
Ma. Giovana Nobre Carvalho (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos na Universidade Federal de Goiás - UFG,
Mestre em Direito Agrário no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás)
Profa. Dra. Angelita Pereira de Lima (Doutora em Geografia e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. Professora da UFG desde 2002)
Resumo:
Desde o surgimento dos primeiros instrumentos de direitos humanos, nos anos 1940, questões relativas à igualdade de direitos entre homens e mulheres estiveram em pauta nas discussões e nos embates políticos. Após inúmeras lutas, debates e convenções internacionais, os Direitos das Mulheres progressivamente foram alçados ao status de Direitos Humanos das Mulheres. As lutas para essa concretização seguiram as idas e vindas do século XX e, num nível micrológico, das próprias disputas pertinentes aos debates feministas e de gênero, que procuraram afirmar a pertinência de outros marcadores de opressão para uma efetiva construção plural desses direitos, como raça, classe social ou sexualidade. Se, como acreditamos, os direitos humanos estão em constante mudança, debate e reivindicação, é importante demarcar que os direitos humanos das mulheres, como demanda, têm conhecido a ascensão de perspectivas ricas e inovadoras, como as demandas por descolonização. No plano da efetividade, no entanto, apesar da importância dos Direitos Humanos das Mulheres em tratados internacionais desde o século XX (fundamentais e de suma importância para que os Estados reconheçam fenômenos como a violência de gênero, por exemplo, e assumam o dever de diligência no sentido de evitar a violação desses direitos) estes ainda se mostram pouco eficazes. Esse fato é comprovado pelas altas taxas de violências de gênero contra mulheres em diversas partes do mundo. Partindo das questões que integram as múltiplas violências e opressões contra mulheres, o objetivo desta chamada é reunir trabalhos resultantes de pesquisas que abordem a temática, tendo particular interesse no debate sobre desigualdades de gênero que mobilizem uma perspectiva crítica e múltipla, orientada pela percepção de que outros critérios, como raça, vulnerabilização física, sexualidades, classe social, dentre outras, se mostram centrais para reforçar condições precárias de existência que os direitos humanos procuram combater. Apostamos em trabalhos interdisciplinares, que sejam capazes de mobilizar e dialogar com diversas áreas de saber para a construção de suas interpretações. Serão avaliados trabalhos teóricos e resultados de pesquisas empíricas.
Palavras-Chave: Direitos Humanos das Mulheres. Violência de Gênero. Violência contra Mulheres.
Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.
Consulte as normas de publicação.
Fonte: Editora Bordô Grena
URL relacionada: https://www.editorabordogrena.com/chamadas-outras-%C3%A1reas |
---|