Consórcio Latino Americano de Pós-Graduações em Direitos Humanos

Em 12/05/21 12:29 Atualizada em 12/05/21 12:29

O PPGIDH faz parte do Consórcio Latino Americano de Pós-Graduações em Direitos Humanos é integrado atualmente por 16 universidades de países da América Latina. Por meio do Consórcio o PPGIDH participa anualmente do Seminário de Pós-Graduação com professores e alunos do Programa, que apresentam trabalhos e publicam seus resultados seja em livros coletivos, seja na Revista Hendu, do Consórcio. O projeto de pesquisa Políticas de Regulação de Empresas Transnacionais por Violações aos Direitos Humanos na América Latina realizado pelas universidades integrantes do Consórcio com financiamento da Fundação Ford, foi finalizado em 2019 com a apresentação de resultados finais teóricos e práticos aos órgãos governamentais dos países envolvidos e à OEA e publicados na forma de livros coletivos pelo Consórcio.  Em maio foi realizada a reunião anual do Consórcio, desta vez na UnB, na qual os pesquisadores (docentes e discentes) apresentaram e discutiram os resultados finais das pesquisas e planejaram o curso a ser ministrado, com a participação de pesquisadores de algumas universidades apenas, sobre prevenção e proteção às pessoas atingidas por desastres de empresas mineradoras no mês de julho-agosto.  Ainda neste evento, os representantes das diversas universidades, deram início ao planejamento de um novo projeto de pesquisa a ser realizado conjuntamente.  A fim de buscar financiamento com a Fundação Ford, decidiu-se seguir as linhas de pesquisa propostas pela fundação. Formou-se uma equipe para elaboração do projeto que foi discutido com os demais integrantes do Consórcio e submetido e aprovado à Fundação Ford para os próximos anos: “Intransição democrática, violência e direitos humanos”. Em 2020, em decorrência da pandemia, houve atraso no início das reuniões de planejamento do novo projeto, contudo, ainda no segundo semestre deste ano, organizou-se duas linhas de pesquisa para tematizar acerca da violência com armas de fogo que vulnerabiliza permanentemente a população latino americana e viola o Estado democrático. Cada linha será responsável pela investigação sobre a violência com armas de fogo contra a população rural e contra a população urbana respectivamente. O PPGIDH participará do projeto de pesquisa com duas equipes de pesquisadores – uma integrada pelas professoras Angelita e Carmem Lúcia, além de pós-doutorandas, orientandas e egressas que se integrarão a partir de 2021, voltada para violência com armas de fogo contra população urbana, especificamente contra mulheres, feminicídio. E, a outra será integrada pelos professores Luciana Tibiriçá, João Henrique e Helena, além de outros pesquisadores a partir de 2021,  que investigarão a violência com armas de fogo contra populações rurais, em específico contra populações indígenas e a atuação de garimpeiros no período da ditadura militar. Os pesquisadores das diversas universidades que compõem o Consórcio, em abril de 2021, farão um seminário para apresentação de suas propostas de investigação e, em vista destas propostas, será elaborado o plano de trabalho conjunto para desenvolvimento das investigações e elaboração dos resultados. Em decorrência da pandemia o projeto será desenvolvido entre 2021 – 2023  com apoio e financiamento da Fundação Ford.