Turma de Mestrado Acadêmico vinculada ao TED Nº 004/2023 entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Em 24/01/24 20:35 Atualizada em 01/03/24 14:24

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH/UFG), informa que em virtude do TED Nº 004/2023 entre a UFG e a SENASP/MJSP, foram criadas duas turmas de mestrado visando a vinculação de 60 (sessenta) novos(as) discentes ao Projeto de Pesquisa “SEGURANÇA PÚBLICA COMO UM DIREITO HUMANO: o profissional de segurança pública como sujeito de direito” atualmente desenvolvido pelos(as) docentes orientadores(as) no âmbito do PPGIDH/UFG.

O projeto de pesquisa a qual os (as) novos(as) discentes serão vinculados (as) conta com 3 (três) eixos de pesquisa, quais sejam:

Eixo I – Profissionais da segurança pública como sujeitos de direitos: condições de trabalho e formação profissional. Esta linha desenvolve estudos e pesquisas que versam sobre a análise e compreensão das percepções e avaliações das/os profissionais de segurança pública em relação à sua formação profissional, saúde (tanto física quanto emocional), qualidade de vida, valorização, vitimização e segurança no ambiente de trabalho. O objetivo é investigar a estrutura de formação e as grades curriculares de cada instituição de segurança pública. Pretende-se examinar os diversos aspectos da vida social, que possibilitam compreender e avaliar os impactos na vida profissional e pessoal, bem como, nas trajetórias e carreiras desses indivíduos. Além disso, busca-se abordar os desafios relacionados ao enfrentamento à violência de gênero no ambiente de trabalho, assédio, vitimização, saúde física, saúde mental, comportamentos suicidas, dependência química, aprimoramento na formação profissional e suas ramificações.

Eixo II – Estrutura institucional, gestão e organização das instituições de segurança pública. Esta linha de pesquisa desenvolve estudos vinculados à cultura e ao ambiente organizacional nos quais esses profissionais estão inseridos. Isso implica lidar com informações sobre hierarquia, militarização, legalidade, gestão, produção e questões relacionadas aos aspectos democráticos das instituições. O objetivo é realizar a caracterização da estrutura e do clima organizacional das instituições de Segurança Pública no país. Busca-se mapear o ambiente e a estrutura institucional, nos quais os/as profissionais do Susp desenvolvem suas atividades. Nesse contexto, a pesquisa também se concentra nos elementos constituintes das identidades desenvolvidas tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Eixo III – Tecnologias e Inovações na Segurança Pública e o papel político-institucional frente à letalidade e vitimização policial. A linha contempla estudos sobre processos relacionados à função estatal e às complexidades sociais que envolvem a atividade das polícias, que se vinculam à preservação da vida, das garantias constitucionais e dos direitos humanos. Para isso, acolhe investigações que problematizam a prevenção e/ou repressão policial; à letalidade policial e ao processo de interação entre policiamento e comunidade. Isso envolve o levantamento de dados e das percepções sociais dos agentes das diferentes instituições de segurança pública em relação ao uso da força em suas atividades e no cotidiano profissional. A intenção é mapear as técnicas, inovações, tecnologias, instrumentos e estratégias empregadas pelos profissionais das diversas instituições de segurança pública para lidar com diversas situações relacionadas ao seu trabalho, incluindo o uso de câmeras corporais. Por fim, abordará problemas que perpassam a dimensão “computacional aplicada aos Direitos Humanos e a Segurança Pública”. Esse ponto tem como propósito fornecer aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para aplicar técnicas convencionais de processamento de imagens, visando a tomada de decisões a partir do uso de fotos e vídeos recorrente do sistema público, visando a promoção da igualdade e a defesa dos direitos humanos e promoção da segurança pública.

Para mais informações acerca do processo seletivo, clique aqui.