4

Discentes do PPGIDH participam do 1º Congresso Internacional do Pacto Educativo Global

On 10/07/23 18:54 . Aktualisiert bei 14/07/23 18:52 .

Nos dias 29 e 30 de junho deste ano, aconteceu o I Congresso Internacional do Pacto Educativo e Direitos Humanos, evento interdisciplinar idealizado para colaborar na busca por uma “solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora”, com enfoque na educação, que possui um grande potencial para fortalecer os direitos humanos. Sendo assim, esta iniciativa teve relevante importância para a linha de Educação em Direitos Humanos.

Foram criados os seguintes eixos temáticos: Direitos Humanos e Memória, Educação baseada nas pessoas, com enfoque em direitos humanos, Gênero, Interseccionalidade e Violência, Juventude, Política e Sociedade, e Povos Indígenas, Meio Ambiente e Crise Climática.

A promotora do evento, Dra. Mirian Castellain, pesquisadora pós doutoral, nos concedeu gentilmente um depoimento: “O I Congresso foi organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil), Universidade Católica Silva Henriquez (Chile), com apresentação em inglês, português e espanhol, on line [...]. Foram mais de 50 trabalhos apresentados, com mais de 250 inscritos, o evento teve como proposta final convidar os participantes a compor uma Rede Latino-Americana do Pacto Educativo Global Dignidade e Direitos Humanos”.

Com o incentivo do professor orientador Dr. Elson Silva Santos, alguns discentes do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos apresentaram suas pesquisas no evento:

A doutoranda Andressa Teodoro Rosa apresentou brilhantemente o trabalho intitulado: “Epistolário de uma pesquisadora: uma autoetnografia sobre violência de gênero contra mulheres”.

 

1

O doutorando Rone Rosa Martins apresentou, com maestria, o trabalho intitulado: “Desafios da formação docente: a abordagem do corpo e educação sexual”.

 

2

 

A discente Vitória Andressa Loiola dos Santos apresentou o artigo: DEFENSORAS POPULARES: A atuação educativa da Defensoria pública do Estado do Piauí na potencialização de mulheres frente a violência de gênero, escrito por Vitória e Jéssica Maria de Lima Rocha.

 

1

 

Por fim, a mestranda Veronica Trindade Costa Póvoa apresentou seu trabalho que levou o seguinte título: “Sinto como um cavalo, penso como um cavalo, logo, amanso cavalos: dilemas nossos sobre a colonialidade da natureza na ‘doma índia’ argentina”.

Ao compartilhar um olhar analítico, permeado por descobertas sobre a referida técnica, a autora propõe o aprofundamento teórico e científico em pedagogias e tecnologias ancestrais decoloniais, em específico a Doma Índia, prezando pela construção de uma efetiva relação respeitosa.

Em tempos atuais, perspectivas decoloniais vão além de uma mera especulação cultural, se fundam principalmente em educação, enxergando o todo, fazendo diferente, aprendendo com quem faz e fez, até que as angústias sejam acalmadas.

Tal investigação se côngrua ao Pacto Educativo Global uma vez que ambos buscam o despertar e o fortalecimento da missão de educar a serviço da comunidade.

 

3