Alteridade, Ética e Direitos Humanos

By Luciana de Oliveira Dias On 12/23/15 16:20 Updated at 11/25/16 11:18

Alteridade, Ética e Direitos Humanos

Nível: Mestrado

Créditos: 4

Carga Horária: 64hs

 

Ementa

Objeto e princípios da ética. Diferença entre princípios e regras de ação. Conhecimento e análise das teorias que se vinculam ao universalismo dos direitos humanos e ao relativismo cultural, bem como as posições intermediárias. Os aspectos socioculturais das declarações específicas de direito signatárias da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Perfil e trajetória das organizações internacionais e os aspectos socioculturais em suas proclamações, acordos e reconhecimentos. Sujeito, identidade e alteridade, o reconhecimento de si e do outro, o indivíduo e a comunidade. A inserção da pessoa humana como sujeito de direito internacional e a consequente afirmação dos direitos humanos em documentos internacionais promotores dos direitos humanos. Hospitalidade e Cosmopolitismo. A dimensão ética da existência humana e sua relação com a moral e a lei moderna. A dignidade humana.

ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo Abril Cultural, 1980.

BIELEFELDT, Heiner. Filosofia dos Direitos Humanos. São Leopoldo UNISINOS, 2000.

BOBBIO. Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro Campus, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

COMPARATO. Fabio Konder. Ética. São Paulo Cia das Letras, 2006.

DUSSEL, Enrique. Ética de La liberación – en la edad de la globalización y de la exclusión. México: Editorial Trotta, 1998.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro. São Paulo, Loyola, 2004.

HONNETH, Axel. A luta por reconhecimento. São Paulo Editora 34, 2003. KANT. A fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo Abril Cultura, 1979.

____. À paz perpétua. Porto Alegra LPM, 1989.

NINO. Carlo. Ética y derechos humanos. Um ensayo de fundamentacion. Barcelona Ariel, 1989.

NOVAES, Adauto. Civilização e Barbárie. São Paulo Cia das letras, 2007.

GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures. Nova York: Basic Books, 1973.

PECHINCHA, Mônica Thereza Soares. Uma antropologia sem outro. Brasília: Tese de Doutorado, Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, 2002.

GUERRA, Sidney (Coord.). Direitos Humanos: uma abordagem interdisciplinar. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2003. SAID, Edward. Culture and imperialism. Nova York: Alfred Knopf, 1993.

SEGATO, Rita Laura. Antropologia e Direitos Humanos: alteridade e ética no movimento de expansão dos direitos universais. MANA 12(1): 207 – 236, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php

SIDEKUM, Antônio. Alteridade e Multiculturalismo. Rio Grande do Sul: Ijuí, 2003.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. La globalización del derecho: los nuevos caminos de la regulación y La emancipación. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 1998.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: SOUSA SANTOS, Boaventura de (org.). Reconhecer para libertar. Os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. TAYLOR, Charles. As fontes do Self. São Paulo Loyola, 1997.