
Doutoranda publica pesquisa sobre suprema corte estadunidense
A doutoranda do PPGIDH, Nathália Mariel Ferreira de Souza Pereira, acaba de publicar dois artigos na coletânea Suprema Corte dos Estados Unidos, casos históricos, lançada pela Editora Almedina. O livro é fruto do trabalho do grupo de pesquisa de mesmo nome, pertencente ao IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.
Os dois artigos tratam dos casos Romer v Evans e United States v Virginia e tratam da interpretação feita pela Suprema Corte com relação à cláusula de igualdade, sendo que no primeiro caso há o debate dos direitos da população LGBTQIA+ e no segundo caso o acesso a cursos de maneira igualitária por ambos os sexos.
O livro está disponível no site da editora e em outras plataformas e terá seu lançamento no dia 11 de fevereiro de 2022, em Brasília/DF.
Nathália é procuradora da república e sua pesquisa de doutorado no PPGIDH, sob orientação de Carmem Lúcia Costa, é sobre sobre a participação da mulher na política, realizando uma análise sobre a efetividade dos instrumentos legais existentes e acompanhando o trabalho da constituinte chilena sobre a mesma temática.