1

Postdoc egresso do PPGIDH recebe comenda da ALEGO

在 16/07/23 13:58 上。 已在 16/07/23 13:59 更新。

O CERRADO, UM PATRIMÔNIO NACIONAL A SER DECLARADO

 

    O egresso do postdoc do PPGIDH, Osmar Pires Martins Junior, foi agraciado com a comenda Washington Novaes, concedida pela ALEGO. Na ocasião, estiveram presentes, para prestigiar o homenageado, o diretor do NIPEE-DH, prof. dr. João da Cruz Gonçalves Neto, o coordenador do PPGIDH, prof. dr. Heitor Pagliaro, a ex-coordenadora do PPGIDH, profa. dra. Helena Esser, e o doutorando Marco Antônio de Oliveira Lemos Junior, que desenvolve sua tese sob coorientação de Osmar.
     O Poder Legislativo de Goiás – um estado core do bioma – resgatou a luta de Washington Novaes em defesa do cerrado, seus povos e tradições, por meio de solenidade, realizada no Plenário da ALEGO, em 4 de julho último, 20h, de concessão de 32 comendas, que levam o nome do pioneiro do jornalismo ambiental no Brasil, às pessoas e instituições que se dedicam à preservação do bioma, dentre elas, o LAPIG e o IESA da UFG, o ITS da PUC-GO.
     “Uma das atividades estratégicas em andamento é a criação e implantação do Parque Linear Meia Ponte, como mosaico de unidades de conservação na bacia deste rio, desde a nascente, em Itauçu, até a sua foz, no Paranaíba, em Itumbiara, numa extensão de 471 km, abrangendo 19 das 40 Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade– APCBs no Bioma Cerrado, instituídas por Portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 463, de 18 de dezembro de 2018. A iniciativa legislativa é da lavra do presidente ALEGO Bruno Peixoto e do deputado estadual Mauro Rubem”, destacou o Prof. Dr. Osmar Pires Martins Junior – pesquisador associado ao NIPEE-DH/UFG, que é membro da equipe que elabora a minuta do projeto de lei do Parque Linear Meia Ponte.
     Na ocasião, foi entregue ao presidente do ICMBio, Mauro Pires, que representou a ministra Marina Silva, cópia dos Estudos de Implantação do Parque Metropolitano de Goiânia, pelo professor Osmar, em coautoria com o arquiteto-urbanista Mauro Pereira de Souza, da Quadrante Arquitetura e Urbanismo.
     O Projeto Parque Metropolitano está em fase inicial de implantação pela equipe do IESA-UFG, por meio de contrato com a GOINFRA, graças à verba do duodécimo repassado pela ALEGO, através dos deputados Bruno Peixoto e Mauro Rubem.
     O projeto conta com o apoio parlamentar do deputado federal Rubens Otoni e do vereador de Goiânia Anselmo Pereira e com a participação de inúmeras instituições como o NIPEE-DH, NIPAM e CIAMB da UFG, UniALFA, IPHAN, IHGG, AGnL, PUC-GO, Prefeitura de Goiânia, Governo de Goiás, Embrapa, diversas empresas e instituições privadas como União Mais Saúde - UMS, Tropical Urbanismo, SindMóveis, Sinduscon, SECOVI GO, Campos Verdes Urbanismo, dentre outras.

 

 

 

 

1

1

1

1

1

1

1

1

1