3

Pesquisa “De Olho nas Urnas” busca fortalecer participação feminina nas eleições municipais

Em 01/04/24 17:21. Atualizada em 07/04/24 13:01.

Projeto conta com pesquisadoras do PPGIDH em prol de uma política sem violência de gênero

Pesquisadoras e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, vinculados ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH/UFG), realizam a pesquisa “De Olho nas Urnas - candidatura de mulheres e monitoramento da igualdade de gênero nas eleições de 2024”.

A pesquisa é feita a partir de financiamento do Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados. O objetivo é fortalecer a presença e a atuação de mulheres nas esferas decisórias do país. Com mais de 30 estudiosas(os) - nas áreas de direitos humanos, comunicação, política, economia e estatística -, a ideia é mapear, nos municípios brasileiros, os desafios relacionados à participação feminina nas eleições para vereadoras, em um comparativo entre os pleitos de 2020 e 2024. Além disso, serão mapeados os instrumentos legais e as jurisprudências que visam incentivar o aumento de mulheres candidatas.

Método
Com recorte nacional, as equipes de pesquisa se subdividem em grupos de caráter qualitativo e quantitativo. Neste último, realiza-se a análise da participação feminina no legislativo de todas as cidades do Brasil, utilizando dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na raspagem de dados, além do recorte de gênero, as pesquisadoras e os pesquisadores fazem correlações com o perfil etário, perfil socioeconômico e perfil racial das candidatas.

No âmbito qualitativo, são realizadas entrevistas em profundidade para compreender as vivências de mulheres em diferentes legendas partidárias e identificar mecanismos de ação e resistência.

Resultados
Os resultados serão apresentados em um site vinculado à Universidade Federal de Goiás, a fim de alcançar candidatas e eleitores em geral. O site será lançado no dia 8 de abril. A proposta se atenta à divulgação das informações em linguagem simples e acessível. Inclui-se, ainda, a produção de uma cartilha de orientação destinada a quem é mulher e quer se candidatar.

Mais informações no Instagram do Projeto: @deolho_nas_urnas.

Pesquisadoras do PPGIDH envolvidas:
1) Angelita Pereira de Lima - Coordenadora e Professora do PPGIDH

2) Ana Paula de Castro Neves - Coordenadora Técnica - Coordenadora Técnica e Discente de doutorado do PPGIDH

3) Aline Hack Moreira - Coordenadora Técnica Adjunta - Egressa do Mestrado do PPGIDH

4) Paula Gabriela Mendes Lima - Pesquisadora e Professora do PPGIDH

5) Luciana Rodrigues de Oliveira - Pesquisadora e aluna de mestrado do PPGIDH -

Alunas do PPGIDH que colaboram com o projeto:
6) Rosely Maria dos Santos - aluna de doutorado do PPGIDH

7) Najla Helen Graff de Araújo Santos - aluna de mestrado do PPGIDH