Dossiê: Esporte e Direitos Humanos

Em 09/07/24 10:09. Atualizada em 09/07/24 10:11.

Chamada de Artigos

A Latin American Human Rights Studies é uma revista científica de acesso aberto, online e anual, editada pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás, mestrado e doutorado. Ela é voltada à promoção e disseminação de resultados de pesquisa interdisciplinar em direitos humanos por meio do sistema de dupla avaliação cega, conforme padrões internacionais de editoração científica.

A revista está lançando um dossiê intitulado "Esporte e Direitos Humanos - estudos críticos", que será publicado no segundo semestre de 2024, reunindo artigos de pesquisadores sobre o tema em destaque, com ênfase interdisciplinar.

ORGANIZADOR: Wladimyr Camargos é professor associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona desde 2002 e é membro do corpo docente dos cursos de mestrado e doutorado do PPGIDH-UFG. Advogado com atuação na área do direito esportivo e administrativo. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB), com tese que enfatizou a Constitucionalização do Esporte no Brasil. Chefiou a Consultoria Jurídica do Ministério do Esporte por 5 anos, justamente no período em que pôde trabalhar na redação e negociação dos anteprojetos de Lei Geral da Copa, das normas estruturantes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e decreto regulamentador da Lei Pelé. Presidiu a Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos do Conselho Nacional do Esporte (CNE) durante a reforma do "CBJD", assim como a Sociedade Brasileira de Direito Desportivo (SBDD). Foi condecorado pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ com a medalha Prof. Ekel Miranda Raposo por sua contribuição ao direito esportivo e com o título de sócio-benemérito do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD). É autor, dentre outras obras, de "Constituição e Esporte no Brasil", (Ed. Kelps, 2017) e "Lei geral da Copa comentada" (RT Editora - 2012, em colaboração com L. F.Santoro). Foi nomeado pela Presidência do Senado Federal em 2015 como Relator da Comissão de Juristas daquela casa que elaborou o anteprojeto da Lei Geral do Esporte. Atuou na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás entre 1999-2005, tendo chegado à função de Superintendente-Executivo, assim assumindo sua direção por 6 meses como Secretário de Estado interino. Foi membro dos conselhos universitários da UFG e da UEG, bem como do Conselho Deliberativo da FUNAPE, UFG. Foi membro da Conmebol.

Revista: Latin American Human Rights Studies (www.revistas.ufg.br/lahrs).

Tema do dossiê: "Esporte e Direitos Humanos - estudos críticos"

Organizador do dossiê: Prof. Dr. Wladimyr Camargos

Prazo para submissão: 30 de agosto de 2024

Modo de submissão: via e-mail do organizador: wladimyr@ufg.br

Acesse aqui o PDF da chamada.

Wladimyr V M Camargos

PPGIDH-UFG