Alteridade, Estigma e Educação em Direitos Humanos

Por Luciana de Oliveira Dias En 23/12/15 11:55 Aggiornato il 23/12/15 12:08

Linha de Pesquisa 3 - Alteridade, Estigma e Educação em Direitos Humanos.

Buscando contribuir para formação de profissionais e docentes de diversas áreas, a discussão desta linha de pesquisa terá como foco a educação formal e não-formal no campo dos direitos humanos. Neste sentido, é objeto de análise da linha de pesquisa: (1) a questão das metodologias do ensino/aprendizagem no campo dos direitos humanos, a fim de investigar e discutir a interdisciplinaridade e a transversalidade de conteúdos levando em consideração o ambiente escolar, mas também ambientes não formais de educação, (2) a questão de gênero, do corpo e da sexualidade que se interpõe nas diversas ações profissionais, de modo que importa analisar e discutir tais práticas à luz de conceitos da ética, tais como diversidade, alteridade, respeito, responsabilidade, (3) o problema da tutela profissional em relação a grupos/pessoas consideradas incapazes de auto-determinação - como é o caso de crianças, deficientes, pacientes terminais, dependentes químicos, populações indígenas – nestas situações de diferenças óbvias entre os sujeitos cabe discutir o estigma, o preconceito, a alteridade, o reconhecimento do outro, o exercício da cidadania.

 Direitos Humanos.

Início: Agosto de 2012.