RedFEIAL

By Heitor Pagliaro On 12/05/21 12:34 更新于 12/05/21 12:34

O PPGIDH integra a Rede de Formadores em Educação Intercultural da América Latina (RedFEIAL), criada por educadores de instituições acadêmicas mexicanas, em 2013, que conta desde sua fundação com a participação da profa. Dra. Rosani Moreira Leitão, docente do PPGIDH, na sua mesa diretiva. A  cooperação entre o PPGIDH e a RedFEIAL foi intensificada em vista (1) da realização do III Congresso Internacional da Rede Formación en educación, interculturalidad y prácticas de decolonización en América Latina juntamente com o VIII Pensar os Direitos Humanos, em julho de 2017, em Goiânia; (2) da atuação do  o Prof. Dr. Antonio Carrillo Avellar (UNAM e UPM) como Professor Visitante estrangeiro do PPGIDH de 2016 a 2018; também, em agosto de 2017, o PPGIDH recebeu o doutorando José Guadalupe Mayo Rosario, da UNAM, pelo período de 4 meses de pesquisa para sua tese, com co-orientação da Profa. Dra. Luciana; em agosto de 2018, recebeu, para um curto período de pos-doc sênior, a Prof. Dra. Andrea Olmos Roa (UNAM) e a Profa. Dra. Edith Gutierrez (Escola Normal Superior de la Ciudad de México); e ainda, dois doutorandos da UNAM que vieram para um período curto de investigação (um mês) Esteban Rodríguez e Luiz Alfredo Castillo; (3) durante o ano de 2018, com apoio do Prof. Antônio Carrillo Avellar (prof. visitante estrangeiro) foi ministrada uma disciplina compartilhada entre dois programas de pós-graduação – PPGIDH e o PPG em Gestion de la Convivencia en la Escuela: Violência, Derechos Humanos y Cultura de Paz, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), com aulas realizadas por meio de uma sala virtual criada pelo CIAR-UFG. (4) ainda em 2018, a Profa. Dra. Helena Esser dos Reis esteve por um período de cooperação acadêmica na UNAM, ministrou palestras e minicursos. Nesta ocasião assumiu, junto com a profa. Rosani, a secretaria internacional da RedFEIAL com a finalidade de contatar professores e pesquisadores de diversas universidades do Brasil e da América Latina visando a ampliação da Rede de cooperação acadêmica. Ambas professoras integraram a Comissão de Organização do congresso realizado pela UNAM, México, 14 a 16 de agosto de 2019 e contribuíram com a articulação de diversas universidades do Brasil e da América Latina. (5) O PPGIDH participou IV Congresso Internacional de Formadores em Educação Intercultural na América Latina, com 5 discentes e 3 docentes, que apresentaram comunicações, palestras, participaram de mesas-redondas, coordenaram mesas. (6) Organizou-se um projeto de extensão e solicitou-se à Fundação Ford recursos para levar ao Congresso 7 alunos de graduação e pós-graduação da UFG negros, quilombolas e indígenas, que desenvolvem pesquisas concernentes à interculturalidade. (7) Após o Congresso da RedFEIAL, 3 docentes da UFG e 2 pós-graduandos participaram do Encuentro Intercultural México-Brasil: “Educación indígena y universidad – desafios entre el universalismo y la pluralidade”, na Universidad Veracruzana Intercultural, na cidade de Xalapa, México. (8) Deu-se início a um processo de intercâmbio entre as universidades, que deve levar a assinatura de Convênio entre as universidades e organização de projetos de pesquisa, docência e publicações conjuntas entre os pesquisadores. (9) Em 2020 iniciou-se a organização do V Congresso Internacional de Formadores em Educação Intercultural na América Latina, que será realizado em Temuco no Chile logo que a pandemia do COVID estiver controlada e a reunião de congressistas ser fizer possível . Contudo, as reuniões entre os organizadores (equipe impulsora) do evento teve início on-line e, por meio delas, foi criado o seminário on-line, transmitido mensalmente pelo Canal Youtube Penar Direitos Humanos do PPGIDH. A cada mês um país, membro da Red FEIAL, é responsável pelo programa. No ano de 2020, foram apresentados os programas do México (outubro), Guatemala (novembro) e Peru (dezembro).  Após um recesso em janeiro, no mês de fevereiro foi exibido o programa preparado pelo Brasil (UFG-PPGIDH) abrindo a programação de 2021.