Descrição das linhas e projetos
Em 06/03/23 04:46
Mise à Jour 10/03/23 18:11
- LINHA DE PESQUISA 1: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DOS DIREITOS HUMANOS
- Descrição da linha: Buscando circunscrever o campo epistemológico dos direitos humanos a discussão desta linha de pesquisa recairá sobre os fundamentos éticos, políticos e jurídicos e sobre as teorias da justiça que estão na base daquilo que denominamos direitos humanos. Neste âmbito, é objeto de análise desta linha de pesquisa: (1) os conceitos de liberdade e igualdade que propicia o exercício dos direitos pelos cidadãos e proteção dos direitos pelas instituições do estado e sua relação direta com o reconhecimento dos direitos universais na forma dos Direitos Humanos e sua realização no Estado democrático; (2) a concepção de homem/humanidade a fim de pensar o humano para além dos direitos, de compreender a relação entre sujeito e conhecimento iluminando a discussão em torno das mudanças sociais e subjetividade; (3) a história dos direitos humanos focada nas relações entre política, economia e direito, a fim de discutir as teorias de justiça, a democracia, as garantias constitucionais, direitos civis, econômicos, culturais e realidade social.
- Projeto de pesquisa: Teoria e História da Democracia e dos Direitos Humanos
- Descrição do projeto: Este projeto investiga os direitos humanos a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com abordagem teórico-especulativa, sob perspectivas política, histórica, filosófica, ética, jurídica ou cultural, focando nos seguintes temas: fundamentos teóricos dos direitos humanos; desigualdades, intolerância e violências contra a democracia social e política; formação do cidadão e ação política; tolerância, pluralismo e acolhimento do outro.
- Projeto de pesquisa: Políticas Públicas, Desenvolvimento Social, Sociofiscalidade e Direitos Humanos
- Descrição do projeto: Este projeto investiga os direitos humanos a partir de uma perspectiva interdisciplinar, focando nos seguintes temas: direitos humanos, políticas públicas e arranjos institucionais; direitos humanos e relações de poder na sua interface com o campo das finanças públicas (tributação e gastos governamentais); sociofiscalidade, desigualdades e violência; direitos humanos e políticas públicas de desenvolvimento social e sustentável; instituições, governança e direitos humanos.
- Projeto de pesquisa: Política comparada e direito internacional dos direitos humanos
- Descrição do projeto: Este projeto investiga os direitos humanos a partir de uma perspectiva interdisciplinar focando nos seguintes temas: os sistemas internacionais de proteção de direitos humanos e suas relações com o Brasil; estudos sobre direitos humanos em perspectiva comparada na América Latina; migração e refúgio no contexto latino-americano; refugiados, povos ameríndios e cidadania digital; movimentos sociais em redes digitais; vulnerabilidade e proteção aos defensores de direitos humanos.
- Projeto de pesquisa: Teoria e História da Democracia e dos Direitos Humanos
- Descrição da linha: Buscando circunscrever o campo epistemológico dos direitos humanos a discussão desta linha de pesquisa recairá sobre os fundamentos éticos, políticos e jurídicos e sobre as teorias da justiça que estão na base daquilo que denominamos direitos humanos. Neste âmbito, é objeto de análise desta linha de pesquisa: (1) os conceitos de liberdade e igualdade que propicia o exercício dos direitos pelos cidadãos e proteção dos direitos pelas instituições do estado e sua relação direta com o reconhecimento dos direitos universais na forma dos Direitos Humanos e sua realização no Estado democrático; (2) a concepção de homem/humanidade a fim de pensar o humano para além dos direitos, de compreender a relação entre sujeito e conhecimento iluminando a discussão em torno das mudanças sociais e subjetividade; (3) a história dos direitos humanos focada nas relações entre política, economia e direito, a fim de discutir as teorias de justiça, a democracia, as garantias constitucionais, direitos civis, econômicos, culturais e realidade social.
- LINHA DE PESQUISA 2: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROMOÇÃO E DEFESA DE DIREITOS HUMANOS
- Descrição da linha:Buscando compreender e discutir as práticas desenvolvidas para o reconhecimento e garantia dos direitos humanos, a discussão desta linha de pesquisa terá como foco a análise das ideologias, discursos, estratégias políticas e lutas sociais. Neste sentido, é objeto de análise da linha de pesquisa (1) a relação entre globalização, novas tecnologias, comunicação, a fim de discutir acerca da exclusão e inclusão, da relação entre o eu e o outro, o reconhecimento da alteridade; (2) os impactos sociais das ações em direitos humanos, tendo como foco a discussão acerca das diversas formas de violência, as lutas sociais, educação para diversidade, igualdade e diferença, gênero e sexualidade, meio ambiente e desenvolvimento, o biológico e o cultural, (3) as políticas governamentais e políticas públicas em direitos humanos e segurança pública analisando o exercício da cidadania e os resultados das mobilizações públicas e das ações populares, bem como a configuração política e possibilidades de ação, assim como as metas políticas e/ou institucionais que orientam as ações em direitos humanos.
- Projeto de pesquisa: Sustentabilidade e Ambiente
- Descrição do projeto: Este projeto investiga os direitos humanos a partir de uma perspectiva interdisciplinar, focando nos seguintes temas: implementação e progressividade do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; efetividade das políticas públicas relativas à proteção ambiental e à promoção da sustentabilidade, à luz dos Objetivos de desenvolvimento sustentável; garantia e concretização dos direitos de acesso (informação, participação e acesso à justiça) em matéria ambiental; deslocados e desemparados ambientais, em virtude de catástrofes e/ou efeitos das mudanças climáticas; proteção ambiental nas jurisdições internacionais; políticas socioambientais relativas ao tema “água e mulher”.
- Projeto de pesquisa: Segurança Pública e Violência
- Descrição do projeto: Tomando como ponto de partida o agente de segurança pública enquanto sujeito de direitos, pretende-se com a pesquisa aqui proposta realizar o primeiro e mais amplo estudo - a partir da perspectiva interdisciplinar dos direitos humanos - sobre as relações entre as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do Estado de Goiás. O foco é a produção de dados primários e a sistematização de dados secundários com o objetivo de: I) subsidiar a criação de um Observatório Interdisciplinar de Gestão do Sistema de Qualidade de Vida dos Profissionais da Segurança Pública no Estado de Goiás, que tem por propósito: a) gerar dados para a gestão pública e, com isso, auxiliar nos processos de tomada de decisões institucionais; b) contribuir para a criação, promoção e implementação de direitos sociais e políticas públicas para trabalhadores e trabalhadoras da segurança pública; c) colaborar com o processo de humanização das instituições governamentais de segurança pública do Estado de Goiás ; II) subsidiar com dados primários estudos de casos cujas analises e resultados buscam incidir diretamente na construção de políticas públicas de segurança no Estado de Goiás. Serão 18 estudos em nível de doutorado. A partir desses estudos, vislumbra-se também: a) a construção de subsídios voltados para a institucionalização e o aperfeiçoamento de processos que garantam qualidade de vida e do trabalho dos profissionais que atuam nessa área; b) verticalizar a análise dos dados produzidos, a partir dos recortes estabelecidos pelos problemas de teses identificando limites e gargalos de diferentes processos in loco; c). E por fim, mas não menos importante, com isso a UFG, consolida no interior da linha de pesquisa “Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos” (PPGIDH/NDH/UFG), o fortalecimento e a “nucleação” de estudos que aproximem, cada vez mais, a análise das políticas de segurança pública e seus efeitos sobre os próprios agentes sob o prisma dos fundamentos dos direitos humanos, ou seja, dos pilares sobre os quais se estrutura o Estado Democrático de Direito.
- Projeto de pesquisa: Raça, Classe, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades
- Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa investiga os direitos humanos a partir de uma perspectiva interdisciplinar, focando nos seguintes temas: teorias feministas e críticas aos feminismos ocidentais; relações de gênero, poder e trabalho; sexualidades e identidade de gênero; gênero, política e religião; violência de gênero, trabalho e teorias do cuidado; discursos jurídicos relacionados aos direitos humanos das mulheres; raça e racismo em perspectiva interseccional.
- Projeto de pesquisa: Sustentabilidade e Ambiente
- Descrição da linha:Buscando compreender e discutir as práticas desenvolvidas para o reconhecimento e garantia dos direitos humanos, a discussão desta linha de pesquisa terá como foco a análise das ideologias, discursos, estratégias políticas e lutas sociais. Neste sentido, é objeto de análise da linha de pesquisa (1) a relação entre globalização, novas tecnologias, comunicação, a fim de discutir acerca da exclusão e inclusão, da relação entre o eu e o outro, o reconhecimento da alteridade; (2) os impactos sociais das ações em direitos humanos, tendo como foco a discussão acerca das diversas formas de violência, as lutas sociais, educação para diversidade, igualdade e diferença, gênero e sexualidade, meio ambiente e desenvolvimento, o biológico e o cultural, (3) as políticas governamentais e políticas públicas em direitos humanos e segurança pública analisando o exercício da cidadania e os resultados das mobilizações públicas e das ações populares, bem como a configuração política e possibilidades de ação, assim como as metas políticas e/ou institucionais que orientam as ações em direitos humanos.
- LINHA DE PESQUISA 3: ALTERIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
- Descrição da linha: Buscando contribuir para formação de profissionais e docentes de diversas áreas, a discussão desta linha de pesquisa terá como foco a educação formal e não-formal no campo dos direitos humanos. Neste sentido, é objeto de investigação da linha de pesquisa: (1) as metodologias do ensino/aprendizagem no campo dos direitos humanos, a fim de investigar e discutir a interdisciplinaridade e a transversalidade de conteúdos levando em consideração o ambiente escolar, mas também ambientes não formais de educação, (2) a questão étnico-racial e a questão de gênero, do corpo e da sexualidade que se interpõe nas diversas ações profissionais, de modo que importa analisar e discutir tais práticas à luz de conceitos da ética, tais como diversidade, alteridade, respeito, responsabilidade, (3) o problema da tutela profissional em relação a grupos/pessoas consideradas incapazes de auto-determinação - como é o caso de crianças, deficientes, pacientes terminais, dependentes químicos, populações indígenas. Nestas situações de diferenças óbvias entre os sujeitos cabe discutir também o estigma, o preconceito, a alteridade, o reconhecimento do outro e, o exercício da cidadania. (4) os conflitos que envolvem concepções éticas enraizadas nos avanços científicos e tecnológicos (bioética) próprios às sociedades contemporâneas, que visam salvaguardar a autonomia do sujeito em face do Estado e dos interesses econômicos.
- Projeto de pesquisa: Minorias, Culturas e Memórias
- Descrição do projeto: Tendo como eixo estruturante o tema dos direitos humanos e o diálogo interdisciplinar o projeto visa potencializar os saberes e práticas de representação de minorias historicamente subalternizadas como as comunidades indígenas e afro-brasileiros a fim de valorizar tais conhecimentos, promover o fluxo intercultural na constituição das garantias democráticas e cidadãs. Narrativas, documentos históricos, iconografias, performances, processos artísticos, modos de fazer e de transmissão de valores culturais são instrumentos operacionais e metodológicos da pesquisa.
- Educação em Direitos Humanos
- Descrição do projeto: Este projeto investiga os direitos humanos a partir de uma perspectiva interdisciplinar, focando nos seguintes temas: estratégias e reflexões sobre a educação em direitos humanos na educação básica, superior e outros sistemas de ensino formais e não-formais; atuação e difusão de movimentos civis organizados e sua articulação com a América Latina; monitoramento, avaliação e promoção de políticas públicas em educação e saúde coletiva; disseminação e estratégias da educação socioemocional, cultura de paz e da Agenda 2030; reflexões e intervenções em arte e saúde junto a minorias e grupos vulneráveis devido a aspectos econômicos, sociais, culturais, físicos ou religiosos.
- Projeto de pesquisa: Comunicação, Direitos Humanos e Cidadania Digital
- Descricão do projeto: Este projeto tem como objetivo analisar as relações comunicacionais de povos, comunidades e grupos em situação de vulnerabilidade social, considerando o net-ativismo, a cidadania digital e os processos de plataformização da sociedade. O projeto acolherá segmentos tradicionais, assentamentos, diversidades étnicas, migrantes em situação de diáspora e/ou refúgio, investigando a comunicação em sites, blogs, páginas web, comunidades virtuais, plataformas e redes sociais digitais. Ênfase no registro de memórias, nas ações de resistência em suas práticas locais e na ecologia humana colaborativa. Estudos das interfaces entre comunicação, educação em direitos humanos, democracia, poder, alteridade, decolonialidade, ética, inclusão social, mediações sociopolíticas, interesse público, movimentos sociais, instituições públicas midiatizadas, cultura digital e economias simbólicas de produção, recepção e circulação de sentidos.
- Projeto de pesquisa: Minorias, Culturas e Memórias
- Descrição da linha: Buscando contribuir para formação de profissionais e docentes de diversas áreas, a discussão desta linha de pesquisa terá como foco a educação formal e não-formal no campo dos direitos humanos. Neste sentido, é objeto de investigação da linha de pesquisa: (1) as metodologias do ensino/aprendizagem no campo dos direitos humanos, a fim de investigar e discutir a interdisciplinaridade e a transversalidade de conteúdos levando em consideração o ambiente escolar, mas também ambientes não formais de educação, (2) a questão étnico-racial e a questão de gênero, do corpo e da sexualidade que se interpõe nas diversas ações profissionais, de modo que importa analisar e discutir tais práticas à luz de conceitos da ética, tais como diversidade, alteridade, respeito, responsabilidade, (3) o problema da tutela profissional em relação a grupos/pessoas consideradas incapazes de auto-determinação - como é o caso de crianças, deficientes, pacientes terminais, dependentes químicos, populações indígenas. Nestas situações de diferenças óbvias entre os sujeitos cabe discutir também o estigma, o preconceito, a alteridade, o reconhecimento do outro e, o exercício da cidadania. (4) os conflitos que envolvem concepções éticas enraizadas nos avanços científicos e tecnológicos (bioética) próprios às sociedades contemporâneas, que visam salvaguardar a autonomia do sujeito em face do Estado e dos interesses econômicos.